terça-feira, 17 de setembro de 2013

Esfiha - com recheio de carne moída e queijo.

Hoje resolvi fazer umas esfihas super saborosas e macias, com um recheio de carne moída com queijo ....hummmmm, para o lanche da tarde, que maravilha!!!
Então pessoal..... mãos na massa!!!!



Vamos começar pelo recheio:

1 quilo de carne moída 
1 cebola grande picada
2 tomates picados sem sementes
3 dentes de alho bem picados
sal à gosto
óleo o suficiente para refogar tudo
salsinha à gosto
1 prato quase cheio de queijo mussarela, se quiser queijo prato, ralado no ralo grosso.

Comece refogando a cebola, o alho, o tomate, depois vá acrescentando o restante menos o queijo. Que será colocado na esfiha junto com a carne refogada e fria.Depois de pronto reserve.

Nesta receita, preferi refogar a carne, que é para a esfiha ficar sequinha e durar mais.

Agora vamos aos ingredientes da massa:

1 quilo de farinha de trigo
1 colher de (sobremesa) rasa de sal
6 colheres de (sopa) rasas de açúcar
100 gr de margarina
60 gr de fermento para pão.

Despeje na mesa quase 1 quilo de farinha de trigo, faz-se um buraco no meio da farinha e coloque o sal, o açúcar, a margarina e o fermento. Pegue 2 copos de água ( temperatura ambiente) e vá misturando tudo o que está no meio da farinha, depois, vá misturando tudo junto com a farinha de trigo. Deixando a massa grudar levemente nas mãos. Agora coloque a massa numa tigela e deixe descansar até dobrar de tamanho (quase 1 hora).
Depois que a massa cresceu, pegue pequenos pedaços da massa e forme um rolo de mais ou menos uns 4 cm de diâmetro e corte como se estivesse fazendo nhoque. Sempre jogando um pouco de farinha de trigo na mesa para não grudar a massa. Agora pegue aqueles pedacinhos da massa, abra com o rolo e faça mini discos como se fosse uma pizza. Recheie com a carne moída e o queijo e feche a massa. Pincele com gema de ovo (misturado com um pouquinho de leite, que é para dissolver um pouco a gema). Asse no forno à 180º graus, até ficarem dourados.
*OBS: Unte a fôrma com um pouco de óleo apenas e arrume as esfihas e deixe descansar por mais uns 10 a 15 minutos antes de assar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário